03 setembro 2025

O mundo em mudança - Um novo estilo de governança

Nas intervenções feitas na Cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), Xi definiu as principais orientações, propondo um novo e abrangente modelo de governação global, com ramificações importantes, como um banco de desenvolvimento da OCX que deveria complementar o Banco de Desenvolvimento dos BRICS (NDB), bem como uma estreita cooperação em inteligência artificial (IA), nova, aberta e diferente do que é produzido em Silicon Valley.



A governação global, que tem sido alvo de deturpações e especulação pelos média ocidentais foi definida com os seus princípios fundamentais cujo primeiro, mais importante, é a igualdade soberana de todos os países. Outros são o respeito pelo Direito Internacional, a governação global multipolar que acaba com a hegemonia imperialista, que promove o multilateralismo. Não menos importante é o objectivo de uma governação consensual centrada nas pessoas, impedindo interesses obscuros e particulares.

Também Putin, se referiu ao papel da OCX como um "veículo para o multilateralismo genuíno", concretizado pela nova Governação Global. Não deixou de estar considerada a complementaridade dos BRICS que, tal como a OCX estão totalmente empenhados em enterrar a mentalidade da era da Guerra Fria de um mundo dividido em blocos e comandado por interesses hegemónicos imperialistas, tal como ficou nas intenções o respeito pelos objetivos e sistema das Nações Unidas tal como foram concebidos na sua génese.

Sem comentários:

Enviar um comentário