19 agosto 2025

Federico García Lorca foi assassinado pelos fascistas em Granada há 89 anos

 

Poeta e dramaturgo Federico García Lorca, teve a maior influência e popularidade da literatura espanhola do século XX. Como dramaturgo foi e é considerado uma sumidade do teatro espanhol. Conviveu com artistas como Salvador Dali, Luis Buñuel e Manuel de Falla.

Sua obra é composta por prosa, poesia e teatro sempre ligada à cultura popular. Lorca publicou a trilogia trágica que o firmaria como um dos maiores dramaturgos espanhóis de todos os tempos, compostas pelas peças “Bodas de Sangue” (1933), “Yerma” (1934) e “A Casa de Bernarda Alba” (1936). Na poesia, destacou-se pelas elegias à sua terra e à gente andaluza (“Seis Poemas Galegos”, “Poemas Soltos”, “Cantares Populares”, etc.).

Foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola provocada pelos fascistas que derrubaram a república, legalmente constituida. No dia 16 de agosto de 1936, Lorca foi preso na casa de um amigo, o poeta Luis Rosales. Sua captura foi ordenada pelo fascista Ramon Ruiz Alonso, infame dirigente da Falange Espanhola. Após ter estado três dias em cativeiro foi fuzilado em 19 de agosto de 1936 pelas tropas franquistas nos arredores de Granada, tornando-se uma das primeiras das mais de 650 mil vítimas de republicanos e democratas que tombariam ao longo da Guerra Civil Espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário