18 de novembro de 2014

A Crise e o Euro

O que é que o euro tem a ver com a crise da economia portuguesa?

Este título e esta pergunta estão publicadas no blog Ladrões de Bicicletas. Trata-se de um interessante estudo que foi iniciado e vai continuar a ser editado.
Para aguçar a curiosidade, faço aqui um pequeno apanhado de ideias chave e conclusões que se demonstram.

Revela o estudo que a economia portuguesa foi das que mais cresceu na Europa de antes do euro. Depois da adesão de Portugal ao euro iniciou-se a queda. Portanto muito antes da crise americana em 2008 que se espalhou a todos os países capitalistas. Estas afirmações estão fundamentadas em números e dados objectivos. Conclui-se que Portugal é hoje mais pobre do que era no ano 2000 e portanto também mais pobre depois de ter aderido ao Euro.


O estudo mostra mesmo que «Nenhum país registou um contraste tão grande entre os períodos pré e pós-euro no que toca ao crescimento do PIB»

Estas são as conclusões que mereceram ser analisadas no trabalho bastante detalhado e interessante que pode ser visto aqui.

2 comentários:

  1. Um dia destes também citarei esse blog
    tenho andado a adiar, a adiar
    um dia há-de calhar

    (e ainda dizem que só nos escutamos a nós próprios...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto cito alguns blogues quer para apoiar quer para criticar como foi o caso dos muros do "entre as brumas da memória" de Joana Lopes.
      Neste caso achei interessante a prova de que a nossa crise é anterior à crise do capitalismo americano. Vem dos tempos da destruição da nossa capacidade produtiva e da submissão aos interesses dos mais poderosos da Europa agravada com a limitação que o euro nos impôs.
      Ficamos de pés e mãos amarrados, ainda que tenhamos partido já de uma situação muito debilitada. Razão tinha o PCP quando alertou para o que poderia vir a acontecer e que de facto aconteceu.
      Gostei da observação: (e ainda dizem que só nos escutamos a nós próprios...). É um facto! Dizem tanta coisa e tanto disparate... A verdade virá acima, acredito.

      Eliminar