29 setembro 2025

Dolorosa mensagem de Stefano Bertoldi da Global Sumud Flotilla

«Sou Stefano Bertoldi, comandante do veleiro Zefiro, o mais atingido pelos ataques de drones nas últimas noites. Atrás de mim, ontem à noite, chegaram dois colegas meus, Raffaello e Cesare, com o barco Luna Park, que talvez vocês possam ver pelo rastreamento da Global Sumud Flotilla». 

Assim começa a lancinante mensagem de Bertoldi. Diz ainda: «Cerca de 50 barcos partiram rumo a Gaza… não temos algum tipo de escolta, não seremos escoltados. Esperamos que a Espanha faça a sua parte e socorra os feridos». «A flotilha, ouçam bem, neste momento está em risco». Vários barcos foram já atingidos por drones e explica: «o próximo ataque, se acontecer — e infelizmente meus sinais indicam que provavelmente acontecerá — será letal, no sentido de que é muito provável que desta vez haja feridos graves e também mortos».

Depois Bertoldi apela:«Por favor, divulguem esta mensagem. O dia 22 de setembro não pode ficar como um caso isolado em termos de manifestações e envolvimento popular. Saiamos às ruas. Sei que o tempo é curto. Há partidos e sindicatos se organizando, tudo bem. Não somos intransigentes quanto a isso. Sabemos que muitos acordaram há pouco, mas como dizemos na Itália, tudo ajuda. Por favor, empenhem-se, há nossos amigos, nossos queridos a bordo. Queremos que suas vidas sejam preservadas. Não confiemos em nossos governos, eles não farão nada por nós. É hora do povo, é hora das pessoas, inclusive das menos engajadas politicamente, inclusive das mais céticas em relação a esta missão. Lembrem-se, nossa não é uma missão humanitária para levar alguns pacotes à população palestina de Gaza. A nossa é uma missão política. O cerco tem de acabar, o genocídio tem de acabar e, sobretudo, a vida dos ativistas pacifistas não armados deve ser protegida». Em resumo: Temos que contribuir para que acabe o genocídio contra o povo da Palestina.

Ver mensagem completa AQUI 



Sem comentários:

Enviar um comentário