Data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar e apoiar o direito do povo palestino à autodeterminação e
Encerramento da Campanha de Solidariedade com o Povo Palestino
Todos
pela Palestina!
Fim ao genocídio!
Fim à
ocupação
Organização: CPPC, CGTP-IN, MPPM, Projecto Ruído.
A comunidade internacional e a própria ONU reafirma os direitos do povo palestino, incluindo o direito à autodeterminação, fim da guerra e do genocídio e do boicote a ajuda humanitária ao povo.
Do comunicado da ONU:
Neste 29 de novembro, as Nações Unidas comemoram o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. A data é celebrada desde 1977.
Guterres destacou que a posição das Nações Unidas é clara: “a paz deve avançar – a ocupação deve terminar”.
Para o secretário-geral da ONU, os condutores de conflito de longa data, incluindo ocupação, expansão de assentamentos, demolições de casas e despejos, aumentam a raiva, o desespero e a desesperança das pessoas.
Guterres lembrou que Gaza continua a enfrentar o bloqueio da ajuda humanitária internacional.
Segundo a ONU, existem mais de 8 milhões de palestinos vivendo no seu território como Cisjordânia e Gaza, Jerusalém Oriental, em Israel, e nos países árabes vizinhos, em campos de refugiados na região e é necessário que a comunidade internacional foque a sua atenção na questão da Palestina, que permanece sem solução.
A ONU também destaca que que o povo palestino ainda não conquistou seus direitos como a autodeterminação sem interferência externa, independência e soberania nacional e a capacidade de retornar às suas casas e propriedades, das quais foi deslocado.
Em muitas partes do mundo várias atividades e manifestações são realizadas anualmente pelos governos e pela sociedade civil em comemoração ao Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.

Sem comentários:
Enviar um comentário