Resolver problemas
As Nações Unidas acolhem a Semana de Alto Nível da 80ª Assembleia Geral a partir de segunda-feira. Mais de 150 líderes, incluindo chefes de Estado e de governo, devem chegar a Nova Iorque para discursar na Assembleia e participar de eventos temáticos.
Em entrevista coletiva, o secretário-geral ressaltou que o encontro é uma oportunidade que não deve ser perdida com “todas as possibilidades de diálogo e mediação” e momentos para encontrar soluções.
Necessidade de paz em Gaza
O secretário-geral ressaltou que os chefes de Estado e de governo devem levar a sério as questões pendentes “porque as pessoas estão exigindo respostas e ações”.
Guterres pediu respostas à gravidade dos desafios mundiais e que atendam às expectativas de todos. Para a que espera ser uma “semana de soluções”, ele citou a necessidade de paz em Gaza, na Ucrânia, no Sudão e noutros lugares, bem como um rumo para uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, baseada em uma solução de dois Estados.
Crise em Gaza
Sobre o conflito em Gaza, o chefe da ONU disse que tomou nota de alegações de investigadores independentes ao Conselho de Direitos Humanos, sobre ações de Israel que poderiam configurar, o que os investigadores classificaram de “genocídio”. O relatório produzido no contexto das operações militares israelenses na Cidade de Gaza é rejeitado pelo governo de Tel Aviv, como um documento “com mentiras do Hamas.”
ONU News Português.
Sem comentários:
Enviar um comentário