6 de dezembro de 2014

O papel de Fátima Campos Ferreira

Os "Prós e Prós" e a censura que domina a televisão e jornalistas

Dantes, "no antigamente", a Censura era exercida pela PIDE e por Censores da confiança dessa polícia.
Hoje tudo é mais subtil e até mais eficaz. As notícias não precisam de ir à Censura. Os próprios jornalistas a fazem e, bem feita. Fazem-na por convicção política, fazem-na por medo de ficar mal vistos ou sofrer represálias dos chefes e patrões, fazem-na ainda na expectativa de serem promovidos e terem a encomenda de mais trabalho e maior remuneração.
Isto vem a propósito do programa da RTP, chamado "Prós e Contras" mas que Fátima Campos Ferreira, transforma em Prós e Prós. Não sei em que categoria ela se inscreve. Censora por convicção, censora por medo ou censora oportunista.

Correia da Fonseca, num interessante artigo no jornal Avante, "Tudo Boa Gente", entre outras coisas que vale a pena ler, recordou que, no Programa da RTP de Fátima Campos Ferreira, os participantes ao analisarem os problemas da "Pobreza e Solidão", enveredaram por uma análise social, diversificada. Dos exemplos que Correia da Fonseca mostrou destaco o seguinte:
Eugénio Fonseca, presidente da Caritas, depois de denunciar «a artimanha de baixar a linha de definição da pobreza» e «a produção de riqueza que não foi distribuída», confirmou que «há fome em Portugal, distribuída por todo o país». O psiquiatra dr. José Gameiro deu voz à nossa indignação quando disse que «é inacreditável dizer que Portugal vivia acima das suas possibilidades». Henrique Pinto preconizou «o paradigma da dignidade» em vez da «idolatria do dinheiro» e afirmou que «a pobreza é uma questão estrutural». Sérgio Aires, que «a pobreza não é uma fatalidade, é uma opção política e económica», e Henrique Pinto que, «cabe ao Estado criar oportunidades». Fátima Campos Ferreira, assustada... acordou (digo eu) para o seu papel de censora e, de imediato, interrompeu: «-Já estamos a meter ideologia!» Corta! 
Como referi no início, hoje esta falsa democracia, já não precisa do velho censor, com lápis azul, nem da PIDE, pois Fátimas Campos Ferreiras há por aí aos montes, na Televisão e jornais, que se encarregam dessa tarefa para ficarem bem vistos pelos seus patrões.


5 comentários:

  1. Aí vai ...
    Por várias vezes tenho protestado junto do "Provedor do espetador" da RTP contra o sectarismo da FCF nos programas eufemisticamente chamados "Prós e Contras", mas sem resposta. Quando chamar nomes correspondentes ao comportamento dela (cabra, e por aí fora ou enviar-lhe um de cinco litros da minha terra) talvez me respondam ...
    Não sei se adianta protestar também junto do Provedor de Justiça. Pelo menos fica o registo.


    Cá do mesmo sítio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ser difícil ver resultados dos nossos protestos, creio que vale sempre a pena protestar. Principalmente se os nossos protestos passarem a ser conhecidos, se possível na comunicação social, o que também não é fácil, reconheço, mas nem que seja no facebook.
      Lá onde for preciso.

      Eliminar
    2. Concordo vale sempre a pena protestar. Aliás, é muito importante incentivar todos a reclamar sempre que se sintam pisados nos seus direitos como cidadãos e seres humanos. A verdade, porém, é que muita gente já se cansou de 40 anos de "manifs", de bandeiras vermelhas, de "o povo unido..."
      ....e das "cassettes" do PCP. Muitos acabaram por cair fora e aderir a grupos libertos do mofo de um comunismo que, tal como a Igreja, leva demasiado tempo a reconhecer que o proletariado dos sec XIX e XX não existe mais e é preciso criar novas formas de luta. Pense nisto camarada Eduardo !.......(mas ninguém aqui nega o marxismo-leninismo)

      Eliminar
    3. Não pretendo aqui alargar em demasia a controvérsia mas há duas ou tres coisas a que devo responder.
      - É possível que muita gente se tenha já cansado de 40 anos de manifs.
      mas mais gente ainda, se cansou desta política de direita e por isso tem engrossado as manifestações que se alargam a todos os sectores do trabalho e das actividades. Se nunca se fizeram tantas manifestações, é porque cada vez mais pessoas sentem quer é necessário lutar.
      - Quanto às "cassetes" do PCP parece que estão cada vez mais actuais. Veja-se o que resultou da política e das medidas que o PCP com a chamada "cassete" alertou há bastantes anos. Veja-se o caso da Europa e do Euro, no que resultou. Veja-se mais recentemente a luta por uma política Alternativa que agora muita gente reconhece ainda que "para não dar o braço a torcer" lhe chame outros nomes.
      - Ainda quanto ao que chama de "cassete" hoje esse termo está abandonado pois as pessoas começaram a compreender que aquilo a que a direita chama de "cassete" é a coerência de um partido que mantém as suas posições firmes na defesa do povo e dos trabalhadores (isto para si deve ser uma cassete). Mas eu prefiro a cassete do que dizer hoje uma coisa e amanhã outra conforme sopra o vento. Prefiro ser cassete a cata ventos.
      - Quanto ao mofo do comunismo essa é mesmo uma grande anedota. O comuniosmo nunca foi implementado em parte alguma. O comunismo para que saiba é um objectivo de um mundo e uma sociedade diferente liberta da exploração e das classes antagónicas exploradores e explorados. Se não nega o marxismo-leninismo deveria saber isso. Fique então sabendo que não pode haver mofo numa coisa que é para ser criada através da implementação do Socialismo. Só então se poderá pensar em ir transformando as relações de forma a abolir os meios de exploração e nos aproximarmos de uma sociedade sem classes. Aproveito para dizer que nunca estivemos tão perto disso. Hoje existem todas as condições materiais para que os trabalhadores possam produzir tudo o que é necessário para a humanidade sem necessidade da exploração capitalista que gera as monstruosas desigualdades em que 1% de homens têm tanto como todos os muitos milhares de milhões de pobres. Se é marxista-leninista sabe bem que o Socialismo será a etapa necessária para um dia se alcançar o comunismo, onde todos tenhamos os mesmos direitos e deveres sem distinção de classes.
      Pensemos primeiro na Sociedade Socialista que ainda está para vir, e depois estaremos em melhores condições para falar do Comunismo.
      - Por último. Se é marxista-leninista sabe bem que a ciencia e filosofia que explica o mundo e a sociedade, é a arma que permite que saibamos fazer as análises (chamadas cassete) que nos permitem prever os resultados de uma política, muito antes das coisas acontecerem. Volto ao exemplo da CEE, Europa e euro que há 20 anos atrás nos permitiu dizer o que hoje está a acontecer. O mesmo disse Marx quando previu as crises do capitalismo e que estas seriam cada vez mais graves, mais duradouras e em ciclos cada vez mais curtos. É também por isso que estão reunidas as condições para em breve termos grandes transformações sociais. O capitalismo sabe disso e tentará a todo o custo, se necessário com o alargar das guerras a todo o mundo para, desesperadamente manter o domínio dos povos.
      Espero que tenha sido útil o que escrevi, e que reveja a sua forma de pensar.

      Eliminar
    4. Senhor Eduardo Baptista, aconselho-o a ir viver para a coreia do norte, lá com toda a certeza é bem acolhido

      Eliminar