30 de agosto de 2012

O regresso


OPÇÕES E ESCOLHAS

Há três meses interrompi as publicações na curta vida deste blogue. Como disse então, “Foi quase ano e meio de duas lutas paralelas. Uma contra o tempo, e outra contra uma política injusta, de baixos valores humanos…Como "depressa e bem não há quem... terei que sacrificar a quantidade para melhorar a qualidade”. 


C de Continuar...

Uma questão mantém-se presente: Como continuar C de…?
Algumas escolhas não são fáceis. Recordo Antonio Machado, “o camiño; se hace al andar”. 
Por isso C de… continuará o caminho e, a cada passo, repensará o passo seguinte mas sempre na direção do objectivo da construção de um mundo melhor, socialmente mais justo. Esta é a opção, a escolha que determina todo o percurso deste blogue. Opção que me une a muitos companheiros da mesma jornada.


Progredir

C de… continuará a derrubar obstáculos, barreiras, combatendo preconceitos, paradigmas, crenças, estereótipos, "vícios" de pensamento e bloqueios metafísicos que são travões ao progresso, ao percurso da história. 

Pensar, refletir

C de… continuará a incentivar a crítica, a reflexão e tomada de consciência sobre as alternativas ao "status quo" que nos oprime material e psicologicamente.


C de… caminhará na direção do supremo objectivo humano de uma felicidade convicta, só possível num mundo melhor, numa sociedade em que a satisfação de cada um seja o alimento partilhado que se multiplica com a felicidade dos outros. 

Ser consciente, intervir

Como? Procurando estimular as consciências adormecidas, o espírito crítico e a participação de todos. 
Espero que a imaginação não me falte. 


C de… continuará a combater a degradação dos valores humanos, o individualismo, o egoísmo, a falta de solidariedade, a aceitação passiva das injustiças e deste modelo de sociedade onde domina a exploração, a agressividade, desonestidade e a corrupção.

Combativo

Como? Será implacável com o poder instalado e seus cúmplices passivos perante as injustiças como cachorros obedientes que aguardam os restos do banquete dos seus donos.

C de… será dedicado a todos os que sofrem e não se conformam e querem conhecer explicações e caminhos diferentes dos que nos impingem a toda a hora.


O novo substituirá o velho

C de… é um blogue para todos os que, apesar das legítimas dúvidas, têm a lucidez para procurar novas respostas e capacidade para duvidar das "verdades" com que têm convivido.

C de… é um blogue para quem não quer ser inconsciente, para quem é capaz de admitir outras formas de explicar as injustiças e refletir sobre as soluções para os males que atormentam a maioria explorada por este sistema injusto.


Fotografias de Sebastião Salgado

5 comentários: