28 de outubro de 2012

Refundação. A palavra mágica!

O que é a "refundação". Nada de confusões! 
Tentemos perceber.

Até Passos Coelho já viu que todos percebemos que esta política não serve. 

Mas não quer assumir a necessidade de uma nova política. Não! Isso seria assumir que o sistema capitalista não tem resposta. 
Não quer assumir a renegociação da dívida. Não! Isso seria reconhecer que as propostas do PCP cada vez mais apoiadas por largos sectores da sociedade, são mesmo necessárias. 

Que refazer? ou "Que Fazer?"

Passos, está num beco sem saída. Que refazer? ("Que fazer?" lembraria outro).
Foi ao dicionário e encontrou uma palavra suficientemente ambígua para dar resposta a tudo. Refundação.
Refundação, parece ser a palavra mágica que contenta (q.b.) todos.

foto refundada do ParafusoVadio

Todos sabemos que esta política não serve. Refundemos a política!
Todos sabemos que este memorando assinado com a troika é a corda na garganta. Refundemos o Memorando!
Todos sabemos que a dívida que estamos a pagar não é a nossa dívida e é uma dívida impagável. Refundemos a Dívida.
Todos sabemos que são os Bancos que ganham com o negócio dos juros. Refundemos os Juros.
Todos sabemos que o Estado não exerce as suas funções para dirigir a economia do país. Refundemos o Estado.
Todos nos queremos livrar das troikas (FMI, BCE, UE) e (PS, PSD, CDS). Refundemos as troikas.
Todos começamos a perceber que este sistema está... f... (falido ou fundido). Refundemos o sistema! (Há aqui uma confusão de palavras e de letras que é preciso refundar. Agora sou eu que tenho que ir ao dicionário, porque este verbo Refundar presta-se a confusões em demasia). 
Refundação. É palavra que pode levar longe. Passos Coelho, creio, entrou em caminhos perigosos com esta palavra Refundação. Será preciso refundar bem fundo a refundação?



9 comentários:

  1. Refundar ? Refundir ? Ou RE..DER ? Já estamos não necessitamos Re... coisa nenhuma .

    ResponderEliminar
  2. Não era refundação que ele queria dizer. Era reafundação. Sócrates afundou o país, ele quer reafundá-lo.

    ResponderEliminar
  3. Os gatos Têm 7 fôlegos, mas os coelhos, felizmente só têm 1 folgo . Quem se vai afundar sem colete de salvação q. lhe valha e ele, o coelho, do nossos descontentamento e toda a RAIVA:.

    ResponderEliminar
  4. Com a devida vénia, vou aqui REproduzir um comentário que me chegou via Facebook. Creio que merece ser conhecido. Obrigado Artur Sequeira.
    REFUNDAÇÃO, ONDE É QUE EU JÁ OU ISTO?
    A PROPOSTA DE PASSOS PARA REFUNDAÇÃO DO PACTO DE AGRESSÃO, É UMA CHAMADA AO PS PARA QUE ESTE ASSUMA AS SUAS RESPONSABILIDADES ENQUANTO 1º MEMBRO DA TROIKA NACIONAL . É A CONFIRMAÇÃO QUE ALUTA E RESISTÊNCIA DE TODOS OS TRABALHADORES ESTÁ A DAR RESULTADOS, ESTÁ A TRAVAR AÇÃO POLITICA DO CAPITAL E ESTÁ A DEFENDER OS VALORES DE ABRIL, A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E A SOBERANIA NACIONAL.
    ESTA NOVA NOMENCLATURA É UMA TENTATIVA PARA ILUDIR O POVO, DANDO A IDEIA DE QUE O GOVERNO PODE ALIVIAR AAS MEDIDAS DE AUSTERIDADE, MAS É UMA TENTATIVA FALHADA DE MUDANÇA DO DISCURSO, PORQUE OS TRABALHADORES E O POVO NÃO SÃO PARVOS.
    É, ANTES DE TUDO, A CONFIRMAÇÃO DE QUE O PS ESTÁ COMPROMETIDO COM AS POLITICAS DE DIRETA E COM O PACTO DE AGRESSÃO DESDE A SUA ASSINATURA TRIPARTIDA ( PS,PSD E CDS), EMBORA QUERA A TODO O CUSTO FINGIR O CONTRÁRIO
    É, TAMBÉM, A CONFIRMAÇÃO DE QUE O ESTE GOVERNO ASSUME QUE TEM COMO MISSÃO 1ª PROSSEGUIR UMA MAIS PROFUNDA RECONFIGURAÇÃO DO APARELHO DE ESTADO ( A APROPRIAÇÃO TOTAL DO APARELHO DE ESTADO PELA CLASSE BURGUESA ) PARA QUE RESPONDA COM MAIS EFICIÊNCIA AOS SEU INTERESSES .
    É, AINDA, CONFIRMAÇÃO QUE ESTA MISSÃO, ESTE APROFUNDAMENTO, ESBARRA COM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA , QUE É UM INSTRUMENTO POLITICO , QUE APESAR DE SER DESRESPEITADA POR TODOS OS GOVERNOS QUE TÊM GOVERNADO O PAIS NOS ÚLTIMOS 36 ANOS, CONTINUA A SER O GARANTE DA DAS CONQUISTAS DEMOCRÁTICAS DE ABRIL, DEVE SER DESTRUÍDO.
    É, TAMBÉM, A CONFIRMAÇÃO QUE ESTES OBJETIVOS ESTÃO INSCRITOS NO MEMORANDO DAS TROIKA E QUE O PS SABIA, POR ISSO ESTÃO A CHAMA-LO Á PEDRA.
    DEMONSTRA QUE ALUTA E RESISTÊNCIA DE TODOS OS TRABALHADORES ESTÁ A DAR RESULTADOS, ESTÁ A TRAVAR AÇÃO POLITICA DO CAPITAL E ESTÁ A DEFENDER OS VALORES DE ABRIL, A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E A SOBERANIA NACIONAL.
    CONFIRMA QUE A LUTA E RESISTÊNCIA SÃO CAMINHO PRA A DERROTA DAS POLITICAS DE DIREITA E DE TODOS OS QUE POR VIA DA ALTERNÂNCIA SE PROPONHA MANTE-LA.
    OS TRABALHADORES TÊM SOLUÇÕES!

    ResponderEliminar
  5. Creio que se percebe a ironia que, na minha mensagem, acompanha a crítica ao vazio das palavras de Passos Coelho. Contudo é um vazio intencional para "dar para tudo" e por isso é perigoso pois pode enganar os mais distraídos.
    Era minha intenção, apontar para o que precisa de ser refundado.
    A política de direita que faliu e está "presa por arames". No entanto recordemos o essencial:
    O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova.
    Creio que é isto que deve ser tido em conta noo objectivos da nossa luta.

    ResponderEliminar
  6. Penso que o amigo Curioso tem toda a razão... foi um lapso. O verbo pretendido seria mesmo "reafundar"...

    ResponderEliminar
  7. Como essa gente tem andado com uma bandeira portuguesa na lapela num alarde bacoco de 'patriotismo', desconfio que o que eles pretendem 'refundar' é o País.
    Já têm vindo a desbaratar o património, já liquidaram o aparelho produtivo (pescas, indústria e agricultura), já hipotecaram a independência... o que falta mesmo? Naturalmente, na sua (deles) perspectiva, 'refundar' Portugal. Protectorado de qualquer coisa, 'província' de qualquer outro, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helder. Concordo contigo. A bandeira na lapela é a confirmação de que precisam de a exibir para compensar a falta de crédito naquilo que dizem defender. São uns vendidos, traidores que desgraçam o povo trabalhador deste país.
      Estão coerentes com os valores da direita. Vivem de expedientes, do esbulho, corrupção, de crimes lesa-pátria.
      Admito também que o refundar que eles pretendem é a submissão ainda maior ao estrangeiro uma vez que eles como governantes já não conseguem governar.

      Eliminar