9 de maio de 2012

A irracionalidade do capitalismo (3)


O Deus lucro contra as necessidades humanas

O capitalismo é um sistema que tem por objectivo o máximo  lucro do proprietário dos meios de produção. Por isso tudo o que não seja para dar lucro é excluido desse sistema produtivo e económico ou financeiro.
A capacidade do ser humano para dar sentido à vida com dignidade, felicidade e liberdade, não se inscreve nos objectivos do capitalismo. 

Hoje o capitalismo na sua fase especulativa e financeira, atingiu o máximo da irracionalidade pois gera uma massa colossal de capital, fictício, virtual, sem aplicação produtiva. Apenas se destina a reproduzir-se sem criar riqueza.

O supremo objectivo do lucro, obriga a um constante aumento de produção de bens invendáveis, e a criação artificial de necessidades para aumentar o consumismo sem utilidade.


Por outro lado, à medida que aumenta a exploração das massas trabalhadoras, reduz o poder de compra e a possibilidade de escoar todos os bens produzidos

Por isso o capitalismo prefere destruir os bens não vendidos ou "descontinuados" para não baixar os preços face a uma oferta maior que a procura. Outra forma de tentar resolver essa contradição é destruir bens, destruir capital, destruir capacidade produtiva. Daí as falências, as fusões e encerramentos de empresas, os despedimentos em massa que se verificam por todo o mundo.

É evidente a aberração e a irracionalidade do capitalismo que prefere destruir produtos e reduzir a produção quando milhões de seres humanos carecem desses bens e podiam ver as suas necessidades satisfeitas.

O objectivo é o de produzir sempre mais lucro, para meia dúzia de grandes capitalistas, não o de satisfazer as necessidades humanas.

11 comentários:

  1. Excelente post. Atrevo-me complementar com referência àquilo que se convencionou designar por "obsolescência programada" que trata de fazer antecipar o fim de vida útil de artigos e produtos de modo a obrigar à sua substituição incrementando a respectiva venda e, por consequência a produção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rogério
      O comentário é sempre útil para eu aferir a forma como comunico.

      Eliminar
  2. Caro Eduardo, hoje em dia nao existem mais ideais, deixe se disso. O mundo é um negòcio duns quantos banqueiros internacionais e das coorporaçoes que eles apoiam, que poem e dispoem a seu belo prazer daquilo que muito bem entenderem. Democracia...mas qual democracia? a democracia ta ai sò como referencia, como uma santa de altar de quem ja nao se espera milagres,srsrrs, e nada mais.

    nao vejam tantas novelas....rsrrs obram os olhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando.
      Compreendo a sua desilusão num mundo em que os valores humanos se têm degradado acompanhando a degradação do sistema capitalista. Contudo eu não perco a "fé" nas capacidades do Homem para superar as injustiças e a exploração. A História da humanidade é rica nos exemplos da luta de classes que tem sido o motor do desenvolvimento civilizacional e humanista. Depois de muita luta e sofrimento, acabou o esclavagismo, acabou, o feudalismo e o poder da aristocracia, e está a acabar o poder da burguesia capitalista. Isto para não falar dos muitos povos que se libertaram do imperialismo. São estas as telenovelas que tenho "visto". É o meu conhecimento das ciências que me mostram a evolução do Homem e das transformações das sociedades e que me confere a certeza que o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades. E, como sei que é cada um de nós que é um ator dessa mudança, dessa "novela" eu, pela minha parte, não desisto de lutar porque é isso que me coloca de harmonia com a minha consciência. Fechar os olhos a isto, deixar andar, pode ser mais cómodo mas não é digno de quem quer mais da vida do que se sujeitar a pastar como carneiro na erva que o pastor escolhe.
      Verifico que o Fernando, pelo menos, sabe bem onde está a raiz desta sociedade podre.
      É um bom princípio.
      Não perca a esperança. Vai ver que se sentirá melhor consigo próprio.
      Saudações.

      Eliminar
  3. Pois caro Eduardo,eu vivo em Paris e foi aqui que passei grande parte da minha vida. Para ter uma ideia, nesta cidade circulam diariamente cerca de 12 Milhoes de pessoas de todas as raças etenias etc.
    Para ter uma ideia ainda mais clara, aqui ninguem sabe quem é Cavaco Silva, nem Guterres, nem Socrates nem niguem dessa gente.Para ter uma ideia ainda mais clara aqui nao se ouve nem por acaso uma noticia de portugal, srsrrs, mas ao mesmo tempo é interessante verificar que aqui conhecem bem um nome portugues... Josè Saramago
    Quem diria, um mecanicozito portugues ser conhecido, e bem, aqui em frança.E para ter uma ideia ainda mais clara tambem é conhecido em Inglaterra e na alemanha.Por exemplo as pessoas em vez de verem novelas poderiam ler Jose Saramago, ou mesmo Honoré de Balzac o que voce acha? Talvez comecassem a perceber que aquela caixa preta, quadrada ou rectangular, que tem nas salas de estar sò as tem engado durante toda a vida.talvez comecassem a perceber que existe um movimento, uma especie de maquina invisivel, que empurra todos nòs na mesma direcçao. Talvez comecassem a ponderar porque ha pessoas que resistem ao comportamento considerado normal e outras nao.Talvez comecassem a perceber porque ha pessoas que insistem em manter uma atitude critica em relaçao as coisas e outras nao.Isso sim seria uma revoluçao, uma revoluçao na consciencia.È disso que o mundo precisa.
    Quando um dia as pessoas mostrarem aos que governam este planeta que nao sao mais idiotas entao sim, acaba a escarvatura economica.Nos tempos que vivemos a ditadura é economica e é preciso que as pessoas percebam isso.Quanto mais tempo demorarem mais tempo vao ser explorados, nao è dificil de perceber isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando
      Concordo, consigo. José Saramago era um comunista humilde que compreendia a vida e se tornou num intelectual respeitado em todo o mundo. Infelizmente a cultura e os valores que o sistema capitalista fomenta são degradantes do ponto de vista humano. Concorrência em vez de solidariedade, egoísmo em vez de colectivismo, cultura de entretenimento em vez de cultura para transformar o mundo, etc, etc, Por isso as pessoas são desviadas das leituras com essa cultura. O capitalismo no poder não quer que as pessoas sejam cultas, nem que sejam críticas, e muito menos que adquiram consciência e que se apercebam das injustiças e da sua força para lutar contra eles.
      Estou totalmente de acordo com o objectivo da revolução nas consciências.

      Aproveito para dizer que apesar de estar satisfeito com a vitória de Hollande, creio que o povo e os trabalhadores franceses têm que estar muito atentos às cedências que ele fará aos poderosos do capital financeiro e aos governos da Europa que são paus mandados desses senhores donos dos bancos. Hollande poderá vir a fazer o mesmo que fez Mário Soares e os dirigentes do PS que dividiram os trabalhadores para os enfraquecer e serviram de almofada para conter as reivindicações de quem trabalha e é explorado. Infelizmente Hollande não se definiu quanto às linhas políticas liberais da Europa. Veremos o que vai fazer. A França perdeu muito da sua perspectiva de vanguarda revolucionária. Pode ser que os povos da França e de Portugal reajam e acordem.
      Abraço
      Eduardo

      Eliminar
  4. Caro Eduardo: no primeiro comentario que fiz a este artigo IRRACIONALISMO DO CAPITALISMO eu limitei me a escrever alguns palavroes apenas por brincadeira porque so o titulo do artigo ja é so por si,do meu ponto de vista, uma uma brincadeira, ou talvez falta de conhecimento das manobras financeiras que se passam à nossa volta neste
    Mundo global em que vivemos. Porque hoje em dia a nossa visao das coisas tem que se alargar ao nivel mundial e nao se restringir apenas a um determinado paìs.
    Oragnizacoes como FMI, Banco Cenntral, Banco Mundial,Banco Europeu, OCDE, Organizacao Mundial do Comercio etc, sao elas que nos governam,sao elas que mandam e nao sao de modo algum organizacoes democratas atè porque os representantes dessas mesmas organizacoes nao sao eleitos pelos povos dos respectivos paises, sao eles que se elegem a eles mesmos, e isso é um sinal de que a democracia é apenas uma referencia. Por outro lado as pessoas nao percebem por quem sao governadas e de como e quanto a vida de todos nòs depende desta gente. Quando saì à rua aqui em Paris,perguntando às pessoas se elas achavam que eram donas do seu proprio destino, todas mas todas me disseram que sim que sao donas do seu proprio destino, quando na verdade nao hà nada mais errado.Entao quando tentamos perceber uma coisa temos que olhar pra ela tendo em conta o MUNDO e a globalizaçao, e nao so o pais em que vivemos ou nascemos.
    Quanto ao artigo do IRRACINALISMO DO CAPITALISMO, provavelmente voce pensa que està alertando as pessoas, mas no fundo nao està.Voce està informando mal as pessoas e ao mesmo tempo defendendo um sistema que vc no fundo nao gosta chamando o de irracional.
    Caro Eduardo, no que diz rezpeito às pessoas donas do dinheiro,às pessoas que controlam o dinheiro, que fazem o dinheiro, que valorizao e desvalorizao o dinheiro, que provocam a subida dos preços (inflaçao), que controlam os salàrios, que criam dinheiro fantasma a partir dos emprestimos que fazem mantendo assim eternamente os cidadaos em divida o que os obriga a lutar uns contar os outros por um posto de trabalho para se poderem manter, que provocam aspirais de falencias e consequentemente desemprego e dai a miseria inerente e o crime.No que diz respeito a estas pessoas nao hà nada mas nada de irracional,mas nada mesmo,è tudo muito bem penssado e principalmente bem calculado.
    VIvemos sob uma ditadura econòmica, vivemos numa situaçao que se poderia chamar tambem de capitalismo autoritàrio e num sistema destes nao ha coisas feitas irracionalmente nao!
    Noentanto sabemos que a China comunista nao é menos capitalista que a Europa ou OS USA, a unica diferença é que a interferencia do estado nas empresas é muito maior, é isso.
    Quanto ao que me diz do capitalismo nao querer que as pessoas se tornem mais informadas e mais observadoras daquilo que se passa à sua volta, uma coisa é o capitalismo nao querer isso, outra coisa é as pessoas estarem adormecidas de tal forma que nao mostrarem sequer interesse em saber de coisas que no fundo mexem com a vida delas. E é exactamante por isso que eu lhe falei da caixa preta, a televisao, que é a mais poderosa arma tecnològica de lavagem cerebral que os donos do dinheiro tem em seu poder, onde a informaçao é filtrada e adquada a cada tipo de sociedade. Esperemos que as pessoas acordem ...srsrsrs



    Saudaçoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando.

      No geral concordo consigo. Contudo fez uma afirmação "provavelmente voce pensa que està alertando as pessoas, mas no fundo nao està.Voce està informando mal as pessoas e ao mesmo tempo defendendo um sistema que vc no fundo nao gosta chamando o de irracional" que me preocupou mas que não posso aceitar. Preocupou-me o facto de a minha classificação de irracional para o capitalismo poder ser entendida como uma defesa do capitalismo. Não posso aceitar que esta classificação signifique uma defesa minha do capitalismo. Provavelmente o Fernando considera que eu estou a "suavizar" a imagem do capitalismo, estou a defendê-lo como se pretendesse corrigir os seus erros.
      Eu coloquei a questão do Capitalismo nesses termos, considerando que essa irracionalidade provem das suas contradições fundamentais. As crises do capitalismo, periódicas, que arrastam consigo a incapacidade de crescimento da superprodução são a expressão dessa irracionalidade. O capitalismo precisa de aumentar a produção e de obter cada vez mais lucros, aumentando a exploração e dessa forma reduz o poder de compra inviabilizando o escoamento dos produtos que produz. É certo que a produção capitalista procura uma racionalidade cada vez mais desenvolvida no seio da empresa com a utilização da técnica e da ciência ao seu serviço para a maximização do lucro, mas não pode escapar a uma irracionalidade do sistema considerado no seu conjunto. Embora as tendências de planificação e programação económica, elas confrontam-se com o liberalismo dos mais poderosos que tendem a reduzir os menos poderosos e a tudo sacrificar a bem do lucro individual. Isto também evidencia a natureza irracional do sistema à escala global.
      Esta irracionalidade não é senão uma expressão particular da contradição fundamental do modo de produção capitalista: a contradição entre a tendência à socialização progressiva da produção e a manutenção da apropriação privada dos meios de produção. A socialização progressiva da produção exige interdependência cada vez maior entre os produtores e consumidores. A evolução civilizacional tende a socializar os custos de satisfação das necessidades das populações e o capitalismo tende a fazer dessas necessidades um negócio cujo objectivo não é a satisfação das necessidades humanas mas o lucro individual. Hoje uma ínfima minoria de homens - os grupos financeiros que dispõem dos principais meios de produção e de troca - realizem os seus lucros, enquanto a quase totalidade da população mundial perde poder de compra e não pode aceder aos produtos que o capitalismo tem que vender.

      Eu no meu texto quiz de muma forma mais simples, com casos mais comuns, chamar à atenção os leitores que defendem o capitalismo como uma forma racional de se interrelacionar com os "mercados" através da concorrência e da lei da oferta e da procura.
      Quanto ao resto concordo com o que diz.

      Saudações

      Eliminar
    2. Bom caro Eduardo,
      Eu nao pensei nem nunca vou pensar que vc esteja a defender o capitalismo, de maneira nenhuma, fique descansado com respeito a isso.O fato de termos ideias e conhecimentos diferentes isso é sempre bom e se assim nao fosse nao seria bom sinal. Noentanto eu tenho uma ideia muito pessoal sobre a politica porque pra mim a politica é qualquer coisa que nòs nem sequer precisamos no nosso dia a dia. Par mim a classe politica nao serve a ninguem do povo, ganham salàrios chorudos para no fundo adormecerem sentados no plenàrio, vao se querem senao querem nao vao,teem reformas ao fim de de 7 anos etc...e no fundo o que é que eles fazem? Definem orçamentos, estabelecem impostos, fazem leis que normalmente retiram ao cidadao a pouca liberdade que ele tem e declaram guerras se for o caso.
      De quem é que nòs precisamos no nosso dia a dia? Dos tècnicos com certeza! E quando me refiro aos tècnicos estou obviamente a pensar nos engenheiros, mèdicos etc e depois por ai abaixo.
      Sao os tècnicos que fazem chegar às nossas casas a electriciade, a agua, a televisao, a internet, sao eles que nos permitem comunicar com qualquer pessoa em qualquer momento atravès do telefone portatcil que utilizamos,sao eles que nos permitem ligar o nosso fogao a gaz para fazer comida, ligar o aquecimento quando temos frio, tomar o nosso duche,sao eles que fazem funcionar os comboios, os autocarros, os avioes, os semaforos,elevedores,as portas, os alarmes,os hospitais, as escolas, etc. Sao os tècnicos que tratam de nòs se por acaso tivermos um problema de saude, no caso dos tècnicos de saude, sao eles que sao importantes no nosso dia a dia, sao eles que permitem que uma sociedade inteira funcione e nao os politicos. No que diz respeito ao funcionamento dum sociedade os politicos nao teem relevancia absolutamente nenhuma!
      A funçao dos politicos,sejam eles sosialistas, comunistas, neoliberais, capitalistas etc, é de pretetuar a ideia duma liberdade que nao existe e de ao mesmo tempo manterem a figura do" Estado" como referencia absoluta para os cidadoes. Esta é que é a verdade das coisas que se passam à nossa volta e que a maioria nao vê. PORQUE AS GRANDES DECISOES, AQUELAS QUE TEM IMPACTO NO NOSSO DIA A DIA E QUE DECIDEM O NOSSO FUTURO, SAO TOMADAS NUMA OUTRA ESFERA : FMI,BANCO MUNDIAL,OCDE,BANCO EUROPEU, RESERVA FEDERAL AMARICANA etc, que não são de modo nenhum organizaçoes do estado e muito menos organizaçoes democratas. È isto que as pessoas devem perceber. Porque quando elas vão votar, estão nao sò, simplesmente a ser enganadas, como também a contribuir para a prepetuação dum sistema econòmico e financeiro que provoca desemprego, a desunião entre as pessoas, que subestima a inteligencia do povo, provoca a fome, a miséria , guerras etc, que nao se compadece nem se importa com ninguém mas sim com o màximo de lucro no menor tempo possivel.E claro, dentro deste sistema, as assembleias das vàrias républicas são os palcos e os politicos os actores que representam a democracia. (Por tràz do trono hà sempre alguém mais poderoso que o rei).
      È assim que este sistema financeiro que nos imposeram enganas as pessoas.
      Então para mim sao os tècnicos que sao importantes, eles e obviamente a técnologia e nao os politicos nem a politica.
      caro Eduardo quando paramos um pouco para pensar e começamos a perceber o que realmente se passa à nossa volta, quando começamos a perceber o que tem mesmo valor, nossos conceitos mudam, começam tambem a mudar as nossas escolhas e se mudam nossas escolhas obviamente que a nossa vida muda também.
      Vivemos num mundo onde morrem, por dia, 34.000 crianças de fome e de doenças evitàveis. Onde 1% da populaçao possui 40% da riqueza do planeta. Num mundo onde 50% da papulaçao vive com apenas uma mèdia de 2 euros por dia,(obviamente que estes numeros nao sao exactos, mas pelo que vamos sabendo, nao estao longe da realidade nao.),e as pessoas olhando pra isto nao percebem que alguma coisa està muito mal?
      Saudaçoes

      Eliminar
    3. Caro Fernando.
      No geral, creio que estamos de acordo. No entanto tenho que lhe dizer que não concordo com a ideia de os políticos serem todos iguais, transmitida na sua frase:
      "Par mim a classe politica nao serve a ninguem do povo, ganham salàrios chorudos para no fundo adormecerem sentados no plenàrio, vao se querem senao querem nao vao,teem reformas ao fim de de 7 anos etc...e no fundo o que é que eles fazem? Definem orçamentos, estabelecem impostos, fazem leis que normalmente retiram ao cidadao a pouca liberdade que ele tem e declaram guerras se for o caso".

      Primeiro porque não existe uma classe política. Existe sim uma política de classe. Política que defende a classe exploradora e política que defende a classe explorada. Segundo porque sabemos bem que são os políticos que defendem a classe exploradora, para ser eleitos têm que mentir dizendo que vão defender os trabalhadores e os pobres. Mas depois é o que se vê e o Fernando disse e bem.
      Não concordo depois com uma outra frase que disse:
      "A funçao dos politicos,sejam eles sosialistas, comunistas, neoliberais, capitalistas etc, é de pretetuar a ideia duma liberdade que nao existe e de ao mesmo tempo manterem a figura do" Estado" como referencia absoluta para os cidadoes. Esta é que é a verdade das coisas que se passam à nossa volta e que a maioria nao vê. PORQUE AS GRANDES DECISOES, AQUELAS QUE TEM IMPACTO NO NOSSO DIA A DIA E QUE DECIDEM O NOSSO FUTURO, SAO TOMADAS NUMA OUTRA ESFERA : FMI,BANCO MUNDIAL,OCDE,BANCO EUROPEU, RESERVA FEDERAL AMARICANA etc, que não são de modo nenhum organizaçoes do estado e muito menos organizaçoes democratas.

      Não concordo apenas com o que disse ser a função dos políticos (sejam eles socialistas comunistas ou outros). Pela política do dia a dia vimos cada vez melhor que as opções entre os partidos são muito diferenciadas. Os comunistas nunca defenderam a adesão ao Euro nem a entrada para a União Europeia devido às regras com que a UE funciona, e que o Fernando reconhece quando diz "AS GRANDES DECISOES, AQUELAS QUE TEM IMPACTO NO NOSSO DIA A DIA E QUE DECIDEM O NOSSO FUTURO, SAO TOMADAS NUMA OUTRA ESFERA : FMI,BANCO MUNDIAL,OCDE,BANCO EUROPEU, RESERVA FEDERAL AMARICANA etc,"
      Por outro lado o papel do Estado é visto de uma forma muito diferente pelos comunistas e pelos outros.
      Os comunistas defendem que o Estado deve estar ao serviço do povo e do país e os outros preferem entregar aos privados e às instituições estrangeiras o que era do Estado.

      Repito que salvo estas situações no geral estamos de acordo.

      Concordo com o final do seu comentário:

      "quando paramos um pouco para pensar e começamos a perceber o que realmente se passa à nossa volta, quando começamos a perceber o que tem mesmo valor, nossos conceitos mudam, começam tambem a mudar as nossas escolhas e se mudam nossas escolhas obviamente que a nossa vida muda também.
      Vivemos num mundo onde morrem, por dia, 34.000 crianças de fome e de doenças evitàveis. Onde 1% da populaçao possui 40% da riqueza do planeta. Num mundo onde 50% da papulaçao vive com apenas uma mèdia de 2 euros por dia,(obviamente que estes numeros nao sao exactos, mas pelo que vamos sabendo, nao estao longe da realidade nao.),e as pessoas olhando pra isto nao percebem que alguma coisa està muito mal?

      e sugiro que leia os meus textos sobre estes assuntos e o que publico hoje dia 20.

      Saudações

      Eliminar
  5. Bom caro Eduardo
    Eu começo por pedir desculpas de demorar a responder, mas na verdade não tenho muito tempo pra o msn, a vida é assim.
    De qualquer dos modos eu fico sem perceber como é que os comunistas iriam governar um pais como Portugal onde não ha recursos naturais, onde nao se cria nada do ponto de vista técnologico e outros, e onde o que se produz se deve ao investimento estrangeiro feito nas linhas de montagem nomeadamento no sector automovel.
    As pessoas que decidiram pela entrada de Portugal na União Europeia, que eu nao sei quem sao, mas que pra mim tiveram uma grande visão das coisas. Se jà assim voces aì são um paìs esquecido imagine o que seria da vida dessa gente, cuja fonte de rendimento é apenas, o trabalho, e são a grande maioria, se estivessem isolados da Europa.
    Caro Eduardo, mas deixe-me dizer-lhe o seguinte: Eu conheço bem, e quando digo bem quero dizer que conheço os habitos, a vida da dia a dia, o sistema social etc de alguns paìses da UE nomedamente a França, onde quase sempre vivi, a Alemanha, a Belgica, a Espanha e a Inglaterra onde vou com muita frequencia .Quando vou a Inglaterra, vou em trabalho nao de férias, tomo o pequeno almoço em Paris, almoço em Londes, faço o que tenho a fazer e janto depois em minha em Paris. Eu por exemplo nao tenho o passe, simplesmente porque nao justifica, mas muita gente tem passe Paris londes.Normalmente sao pessoas que vivem em Paris e trabalham em Londes.Como as pessoas ai, por exemplo, tem passe para os comboios que vao de Vila Franca de Xira para Lisboa, sò que caro Eduardo repare bem nas dimensoes das coisas!
    O primeiro TGV (turbo-comboio de grande velocidade) apareceu em França fàz 56 anos e nessa altura um TGV ja circulava a cerca de 200 Km, hoje ele atinge em segurança os 500 km/h
    Então caro Eduardo é preciso parar-mos um pouco pra pensar. Aì passam-nos a ideia dum paìs europeu, dum paìs que caminha junto com os outros paises, mas tudo nao passa de um jogo politico, nada mais falso. Enganam as pessoas porque precisam manter o moral delas em cima e o truque é : somos europeus, e por em frança se faz assim nòs vamos fazer tambèm, e porque a Europa é o nosso futuro, e a Europa esta connosco, e a Inglaterra, e a França, e nòs somos europeus, tudo isto repetido varias ou mesmo centenas de vezes fàz as pessoas acreditar que sim, que é assim, mas nao é nao caro Eduardo, voces atè nisso estao a ser enganados!
    Aì não sò nao sabem o que se passa, como ninguèm se importa com esse paìs, nao tem qualquer expressão no ambito europeu e o que chega aì sao ordens que tem que ser cumpridas, nada mais que isso, no ambito europeu Portugal é um paìs esquecido, como tb o futuro nao é nada, mas mesmo nada risonho para quem vive aì.
    Entao quando percebemos isto é sempre bom pq malgré as circunstancias demos mais um passo em frente.
    Saudaçoes

    ResponderEliminar