29 de maio de 2011

A manipulação da "comunicação social" (3)

A Sic apresenta em grandes parangonas:

CDU cada vez mais distante de PS visita "bastião" de Alpiarça

O que quer dizer, não é o que diz! Isto pode ser lido ao gosto de cada um.

É mais o exemplo de uma informação que não informa. Manipula! Distorce! Este jornalismo não vale nada.


Mais adiante a Sic Notícias diz:

A CDU está hoje em campanha no "bastião" de Alpiarça e em Évora, quando está cada vez mais distante e crítica  do PS, que o secretário-geral comunista diz que "abre a porta" do governo  à direita. 

É só confusão. Pouco se percebe. Parece que, afinal, a distância é relacionada com a abertura que o PS dá à direita. Ou será a de Alpiarça a Évora? Para quem estiver atento, poderá concluir que se trata de um afastamento ideológico, uma vez que foi aqui introduzida a palavra "crítica". Ficamos um pouco mais esclarecidos, ainda que sem qualquer nova informação. 
Contudo, como a notícia sugere, "...cada vez mais distante..." revela um movimento, um afastamento. Como aprendi na escola, há uma relatividade nesta distanciação. Ficamos sem saber quem se afasta de quem ou do quê. Qual o ponto de referência? Enfim, pouco ficamos a saber, excepto que há uma intenção deliberada de não esclarecer e de proporcionar o engano. Esse é o objectivo desta notícia. Conta para a estatística, mas como uma "não notícia".