O presidente chinês, Xi Jinping, disse ontem, na receção dos convidados da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) que esta organização carrega uma responsabilidade maior na salvaguarda da paz e estabilidade regionais e na promoção de desenvolvimento e prosperidade de todos os países num mundo de crescentes incertezas e mudanças aceleradas.
Xi expressou a confiança de que, com esforços coletivos de todas as partes, a cúpula terá pleno sucesso, e que a OCS desempenhará um papel ainda maior, alcançará maior desenvolvimento e fará maior contribuição para reforçar a solidariedade e a cooperação entre os Estados-membros, reunir a força do Sul Global e promover mais progresso da civilização humana.
Com os principais mercados emergentes e países em desenvolvimento como China, Rússia e Índia entre seus membros, a OCS representa quase metade da população mundial e um quarto da economia global.
A cúpula de Tianjin é a maior cúpula anual do grupo até agora. Espera-se que os Estados-membros adotem documentos-chave, incluindo a estratégia de desenvolvimento da organização para a próxima década.
É também a segunda vez que o presidente Xi preside o evento, com a participação de líderes de mais de 20 países e 10 organizações internacionais. Antes da cúpula, Xi realizou mais de uma dúzia de reuniões bilaterais com os líderes em Tianjin.
A OCS tornou-se uma força importante na construção de um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, acrescentou.
A cúpula inclui a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCS, assim como a Reunião "OCS Plus", ambas realizadas na segunda-feira para discutir planos de cooperação e desenvolvimento e formas de melhorar a governança global.
Fonte:Xinua
Sem comentários:
Enviar um comentário