02 setembro 2025

Índia China e Rússia, países maiores.

A mensagem de 29 de setembro neste blogue, referiu a aproximação da Índia à China e as perspetivas de um maior entendimento na Cúpula da OCS.

Essa ideia parece confirmar-se o que constitui um acontecimento de grande importância. São três dos maiores países do mundo. Os dois primeiros em população e o terceiro em território.

A Índia está interessada em desenvolver a sua economia, que é uma das suas prioridades. Obter energia barata da Rússia é um contributo importante para isso.

O pagamento acordado é em rupias (moeda indiana) e a Rússia está a acumular grande quantidade de rupias.

É natural que a Rússia use essas rupias para estimular a produção na Índia de bens que a Rússia teria de produzir ela própria ou importar de outros países. Esta cooperação poderá ser mais um estímulo à OCS e BRICS, formando canais para a circulação de moedas entre estes países, prescindindo das amarras do dólar e contribuindo para um novo tipo de relações compartilhadas entre os países do mundo.

Assim, as rupias vão para a Rússia para comprar petróleo e depois retornam da Rússia para a Índia em exportações ou, se a China aceitar, para para pagar as coisas que exportam para a Rússia, porque também a China pode usá-las para comprar o que necessitar da Índia.

Estas são algumas das possibilidades que OCS e BRICS abrem em alternativa ao comércio e às tarifas impostas pelos EUA. Neste caso Índia, China e Rússia são mercados desejáveis para todos que podem desenvolver os seus países de forma coordenada, porque isso proporcionará um crescimento ainda mais rápido do que já demonstraram ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário