15 de julho de 2015

Isto é um golpe!

Colunistas dos mais influentes jornais internacionais mostram-se muito críticos do acordo alcançado entre a Grécia e os credores.

“Esta lista de exigências do eurogrupo é uma loucura. A hashtag dominante #ThisIsACoup está exatamente certa. Isto vai para além da rispidez, para ser puramente vingativo, uma destruição completa da soberania nacional, e sem esperança de alívio. É, presumivelmente, feito para ser uma proposta que a Grécia não pode aceitar; mas ao sê-lo, é uma traição grotesca de tudo o que o projeto europeu supostamente devia representar”, diz Paul Krugman.

No Financial Times, Wolfgang Munchau põe o dedo na ferida que acusa “Um Estado membro a forçar a expulsão de outro. Este foi o verdadeiro golpe durante o fim de semana: não apenas a mudança de regime na Grécia, mas também a mudança de regime na zona euro”.

Os banqueiros e grandes capitalistas dominam a "União Europeia" através dos seus servidores

A festa depois de terem conseguido roubar mais o povo

Em vários jornais internacionais, as críticas às imposições feitas pelos líderes da zona euro ao Governo da Grécia merecem repúdio.

Os comentadores referem que “ao forçar Alexis Tsipras a uma humilhante derrota, os credores da Grécia fizeram bem mais que forçar uma mudança de regime na Grécia ou colocar em perigo as suas relações com a zona euro”.

Para Munchau, o que aconteceu foi mais do que isso: “Eles destruíram a zona euro tal como a conhecemos e demoliram a ideia de uma união monetária como um passo para uma união política democrática”.

Paul Krugman concorda, salientando que “o que aprendemos nas últimas semanas é que ser membro da zona euro significa que os credores podem destruir a tua economia se não te portares bem”. E este "portar bem" significa continuar a roubar o povo.

2 comentários:

  1. Há quem diga que a lucidez não chegou à maior parte dos lideres europeus e quem a tinha a terá perdido. Não há maior engano: quem detém o poder sabe bem o que anda a fazer...
    A imagem é disso a demonstração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo mas acrescento: Eles sabem bem o que andam a fazer mas, estão a navegar na grande contradição do capitalismo. Têm a difícil missão de querer prolongar a vida de um sistema em decadência. Creio que depois das demonstrações que fizeram conseguiram que muitos que ainda acreditavam numa Europa da Solidariedade, abrissem os olhos. A União Europeia está a desmascarar-se.

      Eliminar