21 de dezembro de 2014

Solstício de inverno. Dia mais curto do ano

Dia 21 de Dezembro. Solstício de inverno, hoje às 17.11 horas

Amanhã os dias começam gradualmente a ser maiores. 
Hoje o sol nasceu às 07:51 e esconde-se às 17:19. 
Amanhã o dia será quase um minuto maior.
É por isso que desde a antiguidade se celebra o solstício, que simbolizava o renascimento, o reinício, o dia em que sol, a luz vencia a escuridão. 
Celebração com festa , porque os dias começam a ser maiores. Porque o sol não desaparecerá. Porque os dias não se transformarão numa noite contínua e a vida continuará.
Na longinqua história há imensas referências ao solstício de inverno. Foi uma das datas mais importantes na Roma antiga. Tal como na Europa pré-cristã, na China, na América do Sul, e em muitos lugares do mundo, em outras datas as comemorações do solstício de inverno.
Festa dos Rapazes
No hemisfério sul, as datas são trocadas entre os soltícios de verão e de inverno. O de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno em junho.
Na zona de Bragança, a festa dos caretos, ou “festa dos rapazes”, é uma exemplo das festas pagãs para a comemoração do solstício de inverno.
A partir do século IV, essas festas foram aproveitadas para celebrar o Natal, festa cristã que assinala o nascimento de Jesus Cristo.

Natal
...
Tu que dormes a noite na calçada de relento
Numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
Tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
És meu irmão amigo
És meu irmão 

.../...
Ary dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário