3 de outubro de 2012

Exemplos (3)

Os Vampiros

Nos textos anteriores, comecei por referir que António Borges, (António Mendo de Castel-Branco do Amaral Osório Borges), filho de boas famílias, que nunca precisou de trabalhar para comer, tem sido muito falado pelo que menos importa. 

Procurei por isso relacionar o seu serviço para as troikas, com o seu papel de cruzado pela imposição do capitalismo financeiro no domínio do mundo. Socorrendo-me das informações de vários jornais e jornalistas que investigaram organizações, de que ele é uma peça*, pretendi mostrar a verdadeira face de uma feroz ditadura que não hesita na destruição da vida de milhões de pessoas.
A propósito da Goldman, disse Matt Taibbi: “um grande vampiro que se alimenta da humanidade, com um apetite sanguinário implacável”

Os donos do mundo

Essa “máquina”que explora povos do terceiro mundo, rouba-lhes as matérias primas condenando-os à fome, é a mesma que provoca as guerras, derruba governos legítimos para apoiar ditadores ao seu serviço. É a que não hesita em ensaiar produtos químicos, transgénicos, nas populações africanas, tornando-as suas cobaias ou lançar epidemias para vender medicamentos de que tem a patente. É a máquina que gera as crises económicas e se serve delas para retirar direitos aos trabalhadores nos países mais desenvolvidos.

Reduzir salários... medida inteligente

Esse vampiro que se alimenta do trabalho da humanidade, tem os Antónios Borges ao seu serviço a chupar os trabalhadores e defender a redução de salários para que os banqueiros aumentem as suas riquezas. 

António Borges, social-democrata, quadro do PSD, foi claro na definição da política de direita que serve: “Diminuir salários, não é uma política, é uma urgência” ou transferir sete por cento da taxa social única (TSU) dos trabalhadores para os patrões, é uma medida muito inteligente. Será isto a austeridade inteligente?

Democracia?

António Borges é uma das faces do capitalismo financeiro, do poder económico que comanda os governos, as ditaduras, sejam elas impostas pela força das armas ou eleitas através de eleições manipuladas e ditas democráticas.

Os patrões de António Borges, como os da Goldman Sachs, intervêm directamente em Portugal. Sobre esta matéria também o jornal Económico aborda alguns exemplos. Recomendo a leitura em http://economico.sapo.pt/noticias/afinal-o-goldman-sachs-manda-no-mundo_129099.html. 

Bicho peçonhento

Recorde-se que este “vampiro” (capitalismo) não suga apenas o trabalho e as energias dos povos. Como bicho peçonhento, inocula o veneno nas mentes através das escolas e universidades, nos jornais, nas televisões, na publicidade (ideológica e comercial), na cultura, nos hábitos e na degradação dos valores humanos. 
É assim que "domestica" as pessoas, tornando-as dóceis, controláveis, incapazes de defender os seus interesses. 

A ética, a moral e os valores

O “vampiro” mata a solidariedade, a justiça social e inocula a competitividade, a violência, a concorrência, a lei da selva, o salve-se quem puder. Nas escolas ensina que o mundo é dos mais fortes, que a justiça é a lei (feita por quem tem o poder), que quem quer saúde tem que a pagar, que o dinheiro é o objectivo da vida e, para o obter com fartura, só através da exploração em massa.

António Borges é professor na Universidade Católica. 
Disse que os empresários que não concordavam com a redução de salários através da TSU para as empresas, se fossem seus alunos chumbavam! 
Que ensina este professor na sua Universidade? 
É fácil de imaginar!
António Borges é um exemplo da ética, da moral, do capitalismo que representa.

O resto do seu currículo pode ser visto em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Borges

*Recomendo também a leitura d o livro "O Banco. Como o Goldman Sachs dirige o Mundo", o jornalista belga, Marc Roche, correspondente do Le Monde em Londres, refere que o banco norte-americano "está por detrás da atual crise financeira" e do artigo de Vítor Rios em Dinheiro Vivo http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO044780.html  ou o de Rita Leça (Agência Financeira) http://www.agenciafinanceira.iol.pt/financas/goldman-sachs-marc-roche-privatizacoes-antonio-borges-crise-agencia-financeira/1352598-1729.html
Mais informações em 
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2364755
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/antonio-borges-jeronimo-martins-administracao/1333413-5238.html
http://economico.sapo.pt/noticias/os-negocios-do-goldman-sachs-com-portugal_129105.html

Enfim há muito por onde escolher, para quem ainda tiver dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário