18 de janeiro de 2015

O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ (3)

Espionagem que pouco tem a ver com o terrorismo

A NSA é a maior agência deste tipo à escala mundial. A sua acção consiste em especial na interceptação e análise das comunicações. Até há pouco tempo as operações da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos eram realizadas de forma secreta e o governo norte-americano negava a sua existência.

Desde que Edward Joseph Snowden, analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA tornou público, em junho de 2013 detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana, revelados pelos jornais Washington Post e The Guardian não foi possível mais esconder a existência dessa Agência.

Especialistas afirmam que a NSA tem uma operação chamada Sistema Echelon em conjunto com agências de outros países como a "Government Communications Headquarters" (Reino Unido), a "Communications Security Establishment" (Canadá), a "Government Communications Security Bureau" (Nova Zelândia) e a "Defence Signals Directorate" (Austrália). 
O Echelon consiste na análise de comunicações do mundo inteiro, com o argumento de encontrar mensagens que possam ser uma ameaça à segurança de qualquer daquelas nações. Porém, o sistema, já foi acusado de promover também a espionagem industrial, uma vez que recolhe informações de todos os movimentos de empresas, de seus projectos e mercados.

Para terminar esta série de textos, volta-se a referir o perigo do controlo total da Internet, meio pela qual hoje é possível a livre circulação de informações, muitas das quais são a forma de contornar o controlo dos órgãos de comunicação social dominados pelos grandes grupos económicos e pelo imperialismo norte americano. Hoje a Internet representa a possibilidade do debate de ideias e o contraditório indispensável à democracia.

Acabando por onde comecei:
Estejamos prevenidos para que a luta pela liberdade de expressão, afirmada na solidariedade a Charlie Hebdo, não degenere na retirada da precária liberdade que ainda existe através da Internet, a pretexto do combate ao terrorismo.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agência_de_Segurança_Nacional
http://www.nsa.gov/about/index.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/PRISM_(surveillance_program)
http://www.defesaaereanaval.com.br/tag/cia/page/2?print=print-page
http://pt.wikipedia.org/wiki/PRISM_(programa_de_vigil%C3%A2ncia)
http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/metodos-de-espionagem-da-nsa-intrigam-especialistas.shtml
http://www.infoescola.com/estados-unidos/agencia-de-seguranca-nacional-nsa/
http://www.publico.pt/mundo/noticia/programa-da-nsa-recolhe-quase-tudo-o-que-um-utilizador-comum-faz-na-internet-1601891
http://www.esquerda.net/dossier/quem-%C3%A9-edward-snowden/28576
http://expresso.sapo.pt/nsa-esta-autorizada-a-espiar-em-portugal=f878861
http://expresso.sapo.pt/nsa-esta-autorizada-a-espiar-em-portugal=f878861#ixzz3Oo3AwW5I
http://www.ionline.pt/artigos/mais-livros/livro-sobre-ex-analista-da-cia-edward-snowden-publicado-portugal
http://port.pravda.ru/mundo/16-03-2014/36422-snowden-0/
http://www.esquerda.net/dossier/ignacio-ramonet-%E2%80%9Csomos-todos-vigiados%E2%80%9D/28557



2 comentários: