8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Luta das Mulheres: uma parte da luta de todos os trabalhadores por uma sociedade mais justa

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos de luta por mais dignidade para as mulheres. Depois da Revolução Industrial, da Revolução Francesa e dos movimentos sociais que se lhe seguiram, após 1789, esta luta das mulheres, centra-se nas condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade de direitos entre os sexos.



Neste ambiente, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram fazer greve, reivindicando a jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação, obrigando as trabalhadoras a entrar na fábrica. Os donos da empresa, e policia, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.




Sem comentários:

Enviar um comentário