12 de fevereiro de 2011

Democracia?

Editor de Política em litígio com director
DN: não publicação de notícia leva a demissão


Com este título publicou o Jornal Público uma notícia que, mais uma vez, me faz refletir sobre os conceitos de "democracia" e, em especial, sobre esta "democracia" em que vivemos. Aqui vai o essencial do tema:

"David Dinis, editor de Política do jornal Diário de Notícias, demitiu-se do cargo em Janeiro em litígio com o director do diário, João Marcelino, que impediu a publicação de uma notícia sobre o facto da operadora de telecomunicações TMN ter destruído parte dos dados de tráfego telefónico de Armando Vara (ex-vice-presidente do BCP), de Rui Pedro Soares (ex-administrador da PT) e de Paulo Penedos (ex-assessor da PT), no âmbito do processo Face Oculta."


Podem alguns dizer que em democracia tudo se sabe. Não acredito! Mas, mesmo que tudo se saiba, ou, mais seguramente, que por vezes as "broncas" surjam, que pode o povo fazer para corrigir esses "defeitos" da democracia? Votar? Votar de quatro em quatro anos nos que melhor enganam o povo? Esperar que o Parlamento demita os que criam estas situações? Bem vimos o que tem acontecido. Os que estão no Governo são apoiados pelas maiorias que têm no Parlamento. Portanto, protegem-se uns aos outros. Defendem os mesmos interesses e a mesma política (que lhes permite beneficiar dessas acções). O povo terá então que esperar quatro ou cinco anos para votar. Votar em quem? Noutros com a mesma política? é de facto o que tem acontecido. O sistema dito "democrático" está montado para que, os que têm o poder, porque são os que têm dinheiro, ou se preferirem, os que têm dinheiro têm o poder, esses, têm todos os meios para enganar, amordaçar, e condicionar as consciências e as vontades. Têm o controlo da economia, decidem sobre o emprego e a subsistência das pessoas, tornam-nas dependentes, comandam o ensino das crianças e jovens para alimentar o sistema, têm a cobertura do complexo jurídico e bem controlada toda a informação como vimos por estes exemplos agora revelados.


Aqui a notícia completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário