28 de novembro de 2012

Um Congresso invulgar

XIX Congresso do PCP
Sexta 30 de novembro a Domingo, 2 de dezembro de 2012, em Almada

Congresso do Partido Comunista Português - «Democracia e Socialismo, os valores de Abril no futuro de Portugal»

Um Congresso que revela uma prática democrática como não há igual.
Um ano a discutir em todas as organizações com todos os militantes do PCP, ouvindo as opiniões de sectores e pessoas não militantes, democratas, independentes e outros amigos, sobre os assuntos e soluções mais importantes para Portugal e para os portugueses.

Os textos que o Congresso irá formalizar estão a ser construídos e melhorados em milhares de reuniões por muitos milhares de militantes.


O Jornal Avante criou uma "Tribuna do Congresso" onde alarga a discussão publicando, textos, opiniões, propostas e muitas outras contribuições para a mais larga analise da situação do país alguma vez realizada.


Muitas mais informações em http://www.pcp.pt/xix-congresso-pcp

A preparação e realização do XIX Congresso com a inscrição de alterações ao Programa do Partido entre as suas tarefas, coloca questões de grande importância e interesse no plano da fixação dos objectivos do Partido e da estratégia para os alcançar que, no quadro da situação internacional e duma situação nacional com uma gravidade sem paralelo desde os tempos do fascismo. 

Esta preparação do XIX Congresso do PCP constitui também uma oportunidade para apreender e compreender o PCP e a sua luta política para defender os trabalhadores e o povo.

«O PCP define como objectivo supremo a construção duma sociedade nova, uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem, o socialismo e o comunismo. Essa é uma das características fundamentais da identidade do Partido e razão da sua existência.

«Essa é a opção estratégica feita pelo Partido ao longo da sua história, que se reafirma e que está presente nas alterações ao programa do Partido a adoptar no XIX Congresso e na denominação do Programa “Uma Democracia Avançada – Os Valores de Abril no Futuro de Portugal”.

«O programa refere o objectivo da etapa actual “Uma Democracia Avançada – Os Valores de Abril no Futuro de Portugal”.

«A concepção estratégica do PCP não separa, integra o conjunto dos objectivos de luta. Tal como a Revolução Democrática e Nacional o foi, a Democracia Avançada é considerada como parte integrante e constitutiva da luta dos comunistas portugueses pelo socialismo e o comunismo. 
Ao mesmo tempo, indissociáveis destes objectivos programáticos, são a ruptura com a política de direita, a concretização de uma política patriótica e de esquerda e da alternativa política que lhe dê expressão.

A luta pelo socialismo e o comunismo, pela democracia avançada, projectando, consolidando e desenvolvendo os valores de Abril no futuro de Portugal, não se adia, faz-se todos os dias, na acção quotidiana, integrando o conjunto de objectivos de luta e presente em cada um desses objectivos.»

Propondo uma democracia avançada – os valores de Abril no futuro de Portugal, o PCP proclama: Este é o Programa que propomos ao povo português. Se concordais com ele, lutai com o PCP pela sua realização.

4 comentários:

  1. Tenho orgulho de ser comunista.Este Partido Comunista Português (PCP) nunca me desiludiu , nem antes, nem depois de Abril de 1974.
    A preparação democrática deste Congresso . em momentos tão difíceis de conciliar opiniões , vontades e até opções é um exemplar passo de gigante para a possiblidade de concretização das tarefas coletivas que se nos impóem como Partido de vanguarda

    ResponderEliminar
  2. Por distração não assinei o comentário : tenho osgulho de ser comunista....Aqui vai Glória Maria Mrreiros

    ResponderEliminar
  3. Way cool! Some eхtremely vаlid points! I apρreciate уou ωritіng this article аnd thе reѕt
    of the sitе is also very good.

    Alsο vіѕit mу ωebѕitе :: mouse click the following web site

    ResponderEliminar
  4. I don't know whether it's just me οr if ρerhaps everуboԁy else
    expеrienсing problems with youг blog.
    It appеars like ѕome of the text withіn yοur content aгe гunning off thе screen.
    Can sοmeonе elѕе plеаse comment and let me κnоw if thiѕ is haρpening to them too?
    This mіght be a problem with my internet browser because I've had this happen previously. Many thanks

    Look at my web site; Just Click The Up Coming Site

    ResponderEliminar