28 de novembro de 2012

Um Congresso invulgar

XIX Congresso do PCP
Sexta 30 de novembro a Domingo, 2 de dezembro de 2012, em Almada

Congresso do Partido Comunista Português - «Democracia e Socialismo, os valores de Abril no futuro de Portugal»

Um Congresso que revela uma prática democrática como não há igual.
Um ano a discutir em todas as organizações com todos os militantes do PCP, ouvindo as opiniões de sectores e pessoas não militantes, democratas, independentes e outros amigos, sobre os assuntos e soluções mais importantes para Portugal e para os portugueses.

Os textos que o Congresso irá formalizar estão a ser construídos e melhorados em milhares de reuniões por muitos milhares de militantes.


O Jornal Avante criou uma "Tribuna do Congresso" onde alarga a discussão publicando, textos, opiniões, propostas e muitas outras contribuições para a mais larga analise da situação do país alguma vez realizada.


Muitas mais informações em http://www.pcp.pt/xix-congresso-pcp

A preparação e realização do XIX Congresso com a inscrição de alterações ao Programa do Partido entre as suas tarefas, coloca questões de grande importância e interesse no plano da fixação dos objectivos do Partido e da estratégia para os alcançar que, no quadro da situação internacional e duma situação nacional com uma gravidade sem paralelo desde os tempos do fascismo. 

Esta preparação do XIX Congresso do PCP constitui também uma oportunidade para apreender e compreender o PCP e a sua luta política para defender os trabalhadores e o povo.

«O PCP define como objectivo supremo a construção duma sociedade nova, uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem, o socialismo e o comunismo. Essa é uma das características fundamentais da identidade do Partido e razão da sua existência.

«Essa é a opção estratégica feita pelo Partido ao longo da sua história, que se reafirma e que está presente nas alterações ao programa do Partido a adoptar no XIX Congresso e na denominação do Programa “Uma Democracia Avançada – Os Valores de Abril no Futuro de Portugal”.

«O programa refere o objectivo da etapa actual “Uma Democracia Avançada – Os Valores de Abril no Futuro de Portugal”.

«A concepção estratégica do PCP não separa, integra o conjunto dos objectivos de luta. Tal como a Revolução Democrática e Nacional o foi, a Democracia Avançada é considerada como parte integrante e constitutiva da luta dos comunistas portugueses pelo socialismo e o comunismo. 
Ao mesmo tempo, indissociáveis destes objectivos programáticos, são a ruptura com a política de direita, a concretização de uma política patriótica e de esquerda e da alternativa política que lhe dê expressão.

A luta pelo socialismo e o comunismo, pela democracia avançada, projectando, consolidando e desenvolvendo os valores de Abril no futuro de Portugal, não se adia, faz-se todos os dias, na acção quotidiana, integrando o conjunto de objectivos de luta e presente em cada um desses objectivos.»

Propondo uma democracia avançada – os valores de Abril no futuro de Portugal, o PCP proclama: Este é o Programa que propomos ao povo português. Se concordais com ele, lutai com o PCP pela sua realização.