Mais de 20 barcos que transportam ativistas de 44 países vão com ajuda humanitária para a Palestina, este domingo 31 de agosto. O governo espanhol anunciou apoio diplomático à medida que cresce a solidariedade global contra o genocídio em Gaza.
Barcelona será o ponto de partida. A Flotilha Global Sumud é uma missão civil a Gaza que procura romper simbolicamente o bloqueio israelita e levar ajuda humanitária a uma população sitiada desde 1948. É uma poderosas expressão de solidariedade internacional. Centenas de pessoas acompanham a partida dos barcos de diferentes tamanhos, carregados com material médico, alimentos e materiais educativos. Figuras públicas como a atriz norte-americana Susan Sarandon, a ex-presidente da Câmara de Barcelona Ada Colau e a ativista climática sueca Greta Thunberg, decidiram juntar-se à causa.
Nos dias que antecederam a partida, Barcelona foi palco de concertos, fóruns e atividades culturais de apoio à Palestina. Dezenas de organizações sociais catalãs, europeias e árabes promoveram o evento, que contou também com o apoio de movimentos semelhantes em Valência, Maiorca, País Basco e Navarra, onde foram organizadas marchas e atos públicos.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, confirmou que o governo irá fornecer protecção diplomática e consular à tripulação da flotilha em caso de incidentes durante a viagem. A medida visa evitar possíveis detenções ou represálias, como aconteceu com as anteriores flotilhas intercetadas pelas forças israelitas em águas internacionais. Em Tunes, outros navios se juntarão antes de seguirem para a Faixa de Gaza.
Sem comentários:
Enviar um comentário