3 de novembro de 2014

O discurso económico infantil de Passos Coelho

Mais um estudo de Eugénio Rosa

Diz Eugénio Rosa que "Numa das suas habituais tiradas, Passos Coelho expressou mais um dos seus “pensamentos profundos” sobre economia. E desta vez ultrapassou os limites". 
O discurso foi proferido na conferência do 36º aniversário da UGT. Em tom sarcástico, o economista regista que "nenhum dos presentes contestou esta infantilidade económica de Passos Coelho (estava-se numa conferencia da UGT e não era previsível outra reação)". Aponta também o dedo aos órgãos de comunicação que "nada disseram sobre isso".

Eugénio Rosa publica os dados do INE que revelam o investimento bruto e liquido em Portugal no período 1995-2013 e mostram que "o Investimento total realizado em Portugal a partir de 2010, portanto com a politica de austeridade imposta ao país pela “troika” e pelo governo PSD/CDS, nem tem sido suficiente para cobrir o desgaste (consumo de capital fixo) do “stock” de investimento total existente no país".

Foram-se os anéis e agora comem-nos os dedos

Por isso, "A partir de 2010, surgiu em Portugal uma situação inédita e altamente preocupante para o futuro do país e dos portugueses". Explica porquê e conclui "O país está a consumir já uma parcela da sua capacidade produtiva que constituiu no passado, não a renovando e muito menos não a ampliando e modernizando, colocando assim em perigo a capacidade de desenvolvimento futuro".
"Que um cidadão comum sem conhecimentos de economia não se aperceba desta situação dramática ainda é compreensível, mas que um 1º ministro diga aquela infantilidade económica sem provocar qualquer reação quer dos presentes na dita conferencia da UGT quer nos media, e nomeadamente dos comentadores habituais, é grave e mostra bem a que nível de submissão e de vassalagem ao poder politico o pensamento económico dominante nos media chegou".
O estudo completo pode ser visto aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário