16 de dezembro de 2011

Islândia e Argentina

Dois exemplos que devem ser estudados

Quer a Argentina e depois, recentemente, a Islândia sofreram dramáticamente as crises financeiras que os Bancos e grandes grupos económicos criaram. Tudo indica que estavam piores que Portugal. No primeiro caso por a Argentina ter sofrido muitos anos de roubos e de uma política subordinada ao imperialismo americano e com a intervenção do FMI. No segundo caso por a Islândia ser um país muito pequeno e sem poder para enfrentar as grandes potências económicas.
  
O Presidente da Islândia depois de recusar assinar o acordo para pagar as dívidas dos Bancos privados, obrigou o Governo a um referendo que mostrou que tinha razão. Os islandeses recusaram pagar as dívidas dos Bancos privados, recusaram pagar os juros agiotas e decidiram julgar e prender os banqueiros. 
  
Em ambos os casos, diziam os que defendiam o grande capital o que diz hoje o nosso governo, repetindo a senhora Merkel. Diziam que os mercados iriam reagir cortando as ajudas e financiamentos. Seria o desastre!
Contudo não foi isso que aconteceu. Renegociaram a dívida, reduziram os juros e afinal o "papão" dos mercados foi bluff. Não só continuam a ter acesso aos mercados como apresentam índices de crescimento económico e de desenvolvimento social muito superiores aos da maioria dos países europeus. 
  
Como sempre, valeu a pena lutar. O povo fez bem em não se assustar com as chantagens do capital financeiro nem com os seus servidores de Bruxelas. Esteve-se "marimbando" (palavra da moda) para os sábios da Europa, para os analistas, para os comentadores de serviço que repetiam como Passos Coelho: não há alternativa, temos que fazer o que manda a troika.


2 comentários:

  1. Ora ai está um texto escrito de má fé! Possivelmente por alguém que é amigos de algum politico e por isso tenta confundir o problema da Islândia com o Português e atirar a culpa para os banqueiros.

    1º- O Problema da Islândia nada, mas mesmo nada, tem a ver com o problema de Portugal.

    O problema da Islândia nasceu por os bancos terem sido profundamente contaminados com os produtos financeiros tóxicos oriundos de instituições maioritariamente dos EUA e graças aos quais acabaram por falir

    Cresceu graças à conivência do presidente do Banco da Islândia (equivalente ao Banco de Portugal, logo não um banco privado) e de políticos importantes com as irregularidades praticas.

    Foram presos, desde o Primeiro-Ministro ao Ministro das Finanças, passando pelo presidente do Banco da Islândia, esquecer isso e dizer que melhorou porque se prenderam banqueiros é no mínimo ser tendencioso.

    Sendo as dívidas criadas pelo contágio de produtos tóxicos que nada tinham a ver com a Islândia os Islandeses entenderam que não deveriam pagar a dívida pois não a criaram e prenderam OS POLÍTICOS que possibilitaram essa situação e confiscaram-lhes os bens para pagar a divida que criaram... deu jeito só falar dos banqueiros??

    2 Na Argentina, claramente o problema foram os políticos, mas parece ter a referido no texto apenas para atirar as culpas para os americanos e, como até tiveram alguma culpas eu dou isso de barato, até porque também têm culpas nos produtos tóxicos.

    3 - O problema de portugal nada tem a ver com os produtos tóxicos até porque, se pode dizer que, praticamente não afectaram os nossos bancos.

    O problema Português tem a ver com:

    - Durante décadas as empresas públicas deram prejuízos monumentais e os seus administrados, que eram cada vez mais, recebiam por isso prémios fantásticos e o Estado pedia dinheiro para pagar as dividas e os prémios.

    - Durante décadas esses administradores, receberam, para gerar prejuízos, ordenados milionários e o Estado para pagar esses ordenados.

    - Durante décadas os políticos, amigos e seus conhecidos, sem qualquer competência ocuparam cargos principescamente remunerados em organismos, entidades e Institutos que não tinham qualquer utilidade mas que foram criados para dar emprego a essa gente e o Estado pedia dinheiro para os sustentar.

    - Durante décadas politicos, amigos e conhecidos, ao fim de poucos anos de terem sido nomeados para um qualquer cargo onde nunca fizeram nada, acumulavam reformas faraónicos e o Estado pedia dinheiro para lhes pagar.

    - Durante décadas assistiu-se a uma promiscuidade entre a politica e as empresas a quem os políticos adjudicavam obras, muitas vezes inúteis, por valores mirabolantes para, em seguida deixarem a politica e passarem a ocupar um cargo bem remunerado nesses mesmas empresas, e o Estado pedia dinheiro para pagar as obras.

    Depois de décadas assim a culpa é dos banqueiros pois só emprestam dinheiro a estes Ladrões, oportunistas e corruptos que controlam o Estado se a taxa de juros compensar o risco de eles não lhes pagarem o dinheiros que pediram.

    E a culpa é dos Banqueiros??? lol

    Porque os culpa? e esquece convenientemente a prisão dos políticos na Islandia e a confiscação dos seus bens para pagar a divida que criaram??

    Se fossem directores de um Banco e vissem este bando de Ladrões, corruptos e oportunistas entrar para vos pedir mais dinheiro para o Estado emprestavam??

    Só alguém de má fé pode tentar comparar aquilo que se passou na Islândia, com o que se passou em Portugal atribuir a culpa aos banqueiros e meter a Argentina no meio para confundir.

    Rui_Taborda@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Sr. Anónimo
    Agradeço ter feito o comentário pois é sempre uma oportunidade para o debate.

    Dada a extensão da minha resposta e o possível interesse no seu conteúdo, agradeço que veja a publicação que fiz no topo desta página e intitulado Islândia e Argentina (2).
    http://c-de.blogspot.com/2011/12/islandia-e-argentina-2.html

    ResponderEliminar